domingo, 5 de agosto de 2018

Harmonia das cores - Artes

HARMONIA MONOCROMÁTICA

É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar,
mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores.
O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma
mesma cor.
Estas harmonias luzem simples e elegantes, de fácil percepção ao observador especialmente quando se trata de tons azuis e verdes.
A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto e branco, no entanto pode ser difícil quando se utiliza esta harmonia, ressaltar os elementos mais importantes.
harmonia_monocramatica

HARMONIA ANÁLOGA

É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda
das cores. Uma cor é utilizada como a dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas
para enriquecer a harmonia.
As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, no entanto são mais
ricas. Porém carece de cor de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de
complementares.
harmonia_analoga

HARMONIA COMPLEMENTAR

É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Em outras
palavras, são cores que se encontram simétricas com respeito ao centro da roda. O Matiz
varia em 180 º entre um e outro.
Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como
por exemplo, vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. Uma harmonia complementar
é intrinsecamente uma harmonia de contraste.
E importante quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante, e utilizar a
complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo, utilizar uma cor para
fundo e a outra para destacar os elementos de importância.
harmonia_complementar

HARMONIA TRIÁDICA

É a harmonia onde usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Por exemplo: azul,
amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente.
Esta harmonia é muito popular entre os artistas porque oferece um alto contraste visual, ao
mesmo tempo em que conserva o balanço e a riqueza das cores. Esta harmonia não é tão
contrastante como o esquema de complementares, mas aparece mais balançado e harmonioso.
harmonia_triadica

HARMONIA DO COMPLEMENTO DIVIDIDO

É a harmonia conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor directamente oposta a primeira.
Esta é uma variante da combinação de harmonia de complementares. Que utiliza uma cor como principal e as duas cores adjacentes ao seu complementar.
Esta é uma harmonia que oferece um grande contraste sem a tensão do esquema complementar.
harmonia_dividido

HARMONIA DUPLA COMPLEMENTAR

Como o nome indica, refere-se a harmonia conseguida por dois pares de cores complementares
entre si.
Estas combinações são as mais ricas de todas as harmonias, porque utiliza quatro cores sendo
elas complementares em pares.
É, no entanto, uma harmonia muito difícil de trabalhar. Se as quatro cores são utilizadas em iguais
proporções, a harmonia parecerá desequilibrada, pelo qual deverá sempre ser escolhida uma cor
como a dominante e com esta dominar as restantes.

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